Dicas de segurança durante podas de árvores

Dicas de segurança durante podas de árvores

Quando é preciso realizar a poda de árvores é necessário pensar em primeiro lugar na sua segurança. Cortar uma árvore pode parecer uma tarefa simples, mas é essencial utilizar as técnicas de trabalho corretas. Por isso, aqui você vai aprender dicas de segurança durante podas de árvores.

Para garantir a sua segurança durante esta atividade, você precisa aprender os cuidados que devem ser tomados, desde o equipamento de segurança imprescindível até a indicação das ferramentas próprias.

Planeje a poda e observe o entorno antes de iniciar 

Antes de iniciar o trabalho planeje como será a poda e observe o local à sua volta. Faça uma análise dos riscos existentes na execução do trabalho.

Sinalize o perímetro de poda  

É necessário isolar a área em que será realizada a poda com cones, fitas e placas. Dessa forma você garante que os galhos, quando cortados, não atinjam pedestres ou objetos.

Faça uso dos equipamentos obrigatórios de segurança 

Os equipamentos obrigatórios de segurança garantem que você fique protegido durante as podas de árvores. Não dispense o uso de óculos, capacetes, cintos de segurança, luvas de couro, sapatos de borracha com solado rígido e protetores para ouvidos.

Escolha a ferramenta de acordo com a necessidade da poda 

Depois de realizar as etapas anteriores, é a hora de escolher a ferramenta de acordo com a necessidade da poda. É de grande importância escolher materiais de qualidade e em bom estado de conservação para assim garantir que a poda seja eficiente.  

O tamanho da árvore determinará qual equipamento deve ser utilizado. Confira para o que serve cada um deles:

Tesoura de poda

A tesoura de poda é utilizada para o corte de ramos pequenos de até 1,5 cm de diâmetro ainda ligados às árvores.

Podão

Para ramos de até 2,5 cm até galhos de 6 metros de altura recomenda-se o uso de podão.

Podador de altura

Para podar a parte mais alta e específica de uma árvore ou cerca-viva, pode ser interessante ter um equipamento pensado para isso. Existem modelos a gasolina e modelos elétricos e você pode conferir alguns deles no site da Tekna.

Serras manuais

As serras manuais são excelentes para ramos pequenos com diâmetros de 2,5 a 15 cm.

Motosserras 

Para galhos com diâmetro superior a 15 cm devem ser usadas motosserras, mas é imprescindível que sejam executadas por pessoas capacitadas e treinadas. 

Siga as instruções de segurança ao utilizar uma motosserra 

Para garantir a segurança durante podas de árvores é importante manusear corretamente as ferramentas que forem utilizadas. Caso você seja iniciante, proceda de forma lenta e metódica, conforme você adquirir prática aumentará seu ritmo. 

Ao utilizar uma motosserra a atenção deve ser redobrada. Mantenha sua postura estável em duas direções e certifique-se de ter um alcance amplo para evitar o movimento arriscado de mover os pés.

Não levante a motosserra para longe do tronco mais do que o necessário e a movimente o mínimo possível para evitar acidentes. Lembre-se de que a corrente deve estar parada quando você se mover e ao se deslocar segure sempre a motosserra por ambos os punhos. 

Para garantir uma poda mais segura e sem riscos siga as nossas orientações e confira nosso post sobre os cuidados necessários para operar uma motosserra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada