Quais os cuidados para operar uma motosserra?

Quais os cuidados para operar uma motosserra?

A motosserra é um aparelho que possui um alto nível de utilidade. Por isso é utilizada na na preparação de lenha, corte de árvores, reformas, construções, entre outros. 

Deve-se tomar alguns cuidados para garantir sua segurança durante o manuseio e se atentar para detalhes importantes antes, durante e depois do uso. Aqui trazemos dicas de como operar uma motosserra.

Quais são os cuidados para operar uma motosserra?

Para operar o equipamento corretamente é necessário que se tenha alguns conhecimentos técnicos e atenção às normas de segurança. É preciso responsabilidade para evitar acidentes durante seu manuseio. 

1. Faça o registro da motosserra no Ibama 

É obrigatório que se faça o registro no Ibama, tanto os estabelecimentos que comercializam a motosserra quanto o consumidor que a adquirir. 

2. Confira o manual de instruções do fabricante 

É importante sempre conferir o manual de instruções do fabricante para saber o manuseio correto do equipamento. 

O manual contém todas as funcionalidades do equipamento e segui-lo é a melhor maneira de utilizá-lo em segurança. Dessa forma muitas dúvidas e acidentes podem ser evitados. 

3. Cheque se a motosserra está em perfeito estado 

Antes de utilizar o equipamento, verifique se ele está cumprindo corretamente todas as suas funções. Verifique se o sistema de combustível não tem vazamentos, se os controles do acelerador estão funcionando da forma esperada e se a chave de parada está cumprindo seu papel de garantir um desligamento seguro.

4. Utilize equipamentos de proteção 

Capacete, óculos de proteção, protetores auriculares, luvas, calça de motosserrista, botas de proteção são equipamentos de proteção que devem ser usados sempre que for operar uma motosserra. 

5. Não opere a motosserra sozinho 

A recomendação é que o trabalho seja acompanhado de mais uma pessoa que possa ajudar na sua realização. Contudo, além dos profissionais, nenhuma outra pessoa ou animal deve estar por perto.

6. Sempre utilize os dispositivos de segurança do equipamento 

Para a sua segurança, é essencial usar os dispositivos de segurança inclusos no equipamento, como por exemplo as travas do acelerador e amortecedores. 

7. Cuidados ao dar a partida 

Antes de dar a partida, cheque se a motosserra não está encostando em nada, nem apoie o aparelho sobre a perna ou o joelho. 

8. Tenha firmeza para manusear o equipamento 

Utilize as duas mãos, mantenha os dois pés firmes no chão, não faça o uso apoiado em escadas, árvores ou qualquer outra superfície instável. Não use o aparelho quando estiver desequilibrado, com os braços esticados ou segurando com apenas uma mão. 

9. Cuidados com o sentido da motosserra durante o corte 

Preste atenção no que estiver cortando e planeje a sua saída durante a queda de árvores e galhos. 

10. Cuidados com incêndios 

Não opere em locais fechados e com pouca ventilação, nem fume ou utilize o equipamento perto de materiais inflamáveis. 

Gostou de saber sobre os cuidados para operar uma motosserra? Confira outras publicações do blog sobre equipamentos.

Lembre-se de colocar em prática todos esses cuidados. Além disso, o investimento em  aparelhos de qualidade também traz mais segurança, assim como é necessário manter a manutenção em dia. A Nordtech oferece uma linha de motosserras para várias situações de uso, com qualidade e segurança garantida. 

2 respostas

  1. Achei o manual que acompanhou a eletrosserra ES 2200 Super, da marca Tekna , que adquiri junto ao Leroy Marlin de SJC de difícil leitura. As figuras devereiam ter no mínimo 2 a 3 vezes o tamnaho atual para serem compreendidas. Poderiam enviar-me um manual de maiores dimensões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada