Licença de uso para Motosserra

Motosserras são destinadas ao uso em cortes e podas de árvores, tanto no meio florestal quanto em locais residenciais, onde se faz necessária a manutenção de chácaras e propriedades rurais. Disponíveis em diversas potências, podem agilizar muito o trabalho pesado.

Muitas pessoas não sabem, mas para poder usar um excelente equipamento deste, é obrigatório realizar o registro de sua motosserra junto ao IBAMA.

Tanto os equipamentos para uso residencial quanto os destinados ao uso profissional, devem apresentar esta licença, caso contrário, o usuário estará sujeito às penas de detenção, de três meses a um ano, e multa no valor de R $1.000,00 (mil reais) por unidade.

 

Confira a seguir o passo a passo para obter a autorização:


Cadastro no CTF

Para emitir a Licença para Porte e Uso de Motosserra, você deverá possuir cadastro válido no Cadastro Técnico Federal (CTF), com o CPF e a nota fiscal da Motosserra em mãos.

Durante o preenchimento dos dados, escolha a categoria Outros Serviços – código 21 (Atividades sujeitas a controle e fiscalização ambiental não relacionadas no Anexo VIII da Lei nº 6.938/198), que indica o uso próprio da Motosserra. Na aba descrição, selecione o código 27 (Porte e uso de motosserra – Lei nº 12.651/2012: art. 69, § 1º).

Preencha os demais campos com as informações solicitadas e finalize seu cadastro.

Licença da Motosserra

Agora você pode seguir em frente e solicitar a licença da Motosserra fazendo o login nos Serviços Ibama informando seu CPF e senha.

Ao entrar no sistema, clique no botão autenticar e preencha todas as solicitações, incluindo a marca e modelo da sua Motosserra. Digite o número de série do equipamento e o número da nota fiscal de compra e em seguida, clique no link Emitir Boleto, que poderá ser impresso e pago em qualquer agência bancária.

Validade

É importante ressaltar que a Licença de Porte e Uso da Motosserra (LPU) deverá ser renovada a cada 2 anos, mediante o pagamento da taxa de registro.

Interessado em adquirir uma Motosserra? Confira em nosso site todos os modelos disponíveis da Tekna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR
pop-up-aviso-nordtech

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada