6 protocolos de segurança para o comércio na pandemia

6 protocolos de segurança para o comércio na pandemia

Com o cenário da pandemia de Covid-19, o comércio tem passado por um momento desafiador. Em função disso, o rumo dos negócios foi modificado, por isso é preciso se adaptar ao cenário e atender aos protocolos de segurança para comércio na pandemia.

Com a flexibilização da quarentena, as atividades econômicas puderam ser retomadas aos poucos. Entretanto vale lembrar que as determinações e regras de abertura dos comércios variam de acordo com a situação enfrentada por cada cidade. 

Por isso, é preciso se adaptar aos protocolos, seguindo as medidas e os decretos de funcionamento de cada estado e município. Dessa forma, garantindo a segurança dos clientes e funcionários. 

Apresentaremos algumas recomendações para seu estabelecimento, lembrando sempre que as regras são determinadas por cada prefeitura competente e de acordo com a situação local no momento.

Reforce a higiene e os protocolos de saúde 

O reforço da higienização do estabelecimento é um item primordial. O uso de máscaras é imprescindível para os colaboradores e clientes, assim como o oferecimento de álcool em gel 70% no local. 

Locais de grande contato como corrimões, maçanetas, superfícies e objetos de trabalho também devem ser limpos com frequência, sendo higienizados de hora em hora. A desinfecção de mercadorias também é válida.

Seguindo o protocolo de segurança para comércio na pandemia, mantenha o local sempre arejado, optando pelo uso de ventiladores e mantendo as janelas abertas.

Equipe o espaço de atendimento 

Instale proteções de vidro ou acrílico em locais como balcões, criando uma barreira de contato direto com o público. Também opte por transações com cartões, dessa forma, é necessário que as maquininhas sejam envoltas em plástico filme.

Além disso, disponibilize álcool em gel 70% no local, para que os colaboradores e clientes possam usá-lo a todo momento. Também é indispensável que se compre um termômetro digital para verificar a temperatura de todas as pessoas que entram na loja.

Reduza a capacidade de pessoas na loja 

É fundamental reduzir a capacidade de ocupação do estabelecimento, a fim de diminuir as chances de aglomerações. A lotação máxima de cada local é estipulada através dos decretos de cada município. 

Invista em cartazes e marcações de distanciamento no chão 

Invista em cartazes com orientações sobre as normas de higiene e segurança que devem ser seguidas pelo seu estabelecimento e por seus clientes, como o distanciamento social. Sendo assim, faça marcações no chão para que os clientes respeitem o distanciamento de pelo menos 1,5m.

Oriente clientes e funcionários

Para que a proteção seja feita da forma correta, oriente sobre as medidas básicas: usar máscara, evitar contato físico, lavar bem as mãos, não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca e realizar o atendimento ao cliente mantendo a distância recomendada.

Acompanhe os decretos da sua cidade 

O conhecimento sobre o protocolo de segurança para comércio na pandemia é de extrema importância, dessa forma decretos estaduais e municipais devem ser acompanhados, pois neles é estabelecido normas gerais e específicas de funcionamento para cada tipo de estabelecimento.

Esse não é um momento fácil, mas ele vai passar e um futuro melhor para o comércio vai chegar. Enquanto isso, é imprescindível garantir a segurança de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR
pop-up-aviso-nordtech

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada