Dicas de jardinagem para iniciantes

Dicas de jardinagem para iniciantes

A jardinagem é uma atividade relaxante que permite a conexão com a natureza. O cultivo de plantas e flores proporciona diferentes experiências e sensações. Nunca é tarde para aprender a arte da jardinagem, e por isso, separamos para você algumas dicas de jardinagem neste post. 

Com as dicas certas, qualquer pessoa pode cuidar de um jardim. Por isso trouxemos sugestões simples e práticas para iniciantes nessa atividade prazerosa. Aprenda como começar e colocar as mãos na terra!

Pense no espaço disponível para o seu jardim 

A jardinagem pode ser feita em diferentes locais, sejam esses ambientes internos ou externos. O primeiro passo é analisar o local: imagine como o jardim ficará quando estiver pronto e pense no espaço que vai precisar para cuidar das plantas. 

Entenda fatores como luz e umidade no local 

Ao escolher o local do seu jardim, pense nas plantas que deseja cultivar. Se por exemplo optar por uma planta que necessita de sol, é preciso observar se o jardim tem pontos de incidência solar suficientes para a necessidade da planta escolhida. 

Observar o clima, a luminosidade e a umidade é fundamental para saber quais plantas irão se adaptar ao local.

Escolha espécies de acordo com as características do seu jardim 

Faça a escolha das plantas de forma que elas sejam adequadas para o local de cultivo, tanto a terra quanto o clima do seu jardim. A escolha de plantas nativas facilita que elas se adaptem e sejam melhores de cultivar, mais resistentes e que dificilmente tenham pragas ou doenças. 

Prepare o solo ou substrato para plantio

Quanto melhor a preparação do solo ou substrato, melhor é o desenvolvimento da planta. Terra compactada dificulta o enraizamento das plantas, por isso se for utilizar a terra do seu jardim, afofe antes. Além disso, a maioria das plantas gosta de terra estercada e húmus de minhoca. 

Segure a mão na adubagem e rega 

Esta é uma das dicas de jardinagem mais importantes, já que são erros comuns cometidos por iniciantes. 

Adube sem exagero, de acordo com a necessidade de cada planta. É necessário adubar com cautela pois a adubação em excesso pode matar sua planta. Sendo assim, adube a cada três ou quatro meses, conforme necessidade. 

A observação é fundamental na dica de rega. Se a terra estiver seca, regue. Não há como precisar exatamente o tempo médio que você deve regar suas plantas, já que isso varia com fatores como: clima, estação do ano, tipo de terra, entre outros.

Inclua a manutenção na sua rotina

Faça um planejamento de todos os cuidados e reserve um tempo. Jardinagem exige dedicação e é preciso ter disponibilidade para cuidar do que foi plantado.

Continue buscando informação sobre o tema! 

É importante sempre buscar novas informações sobre jardinagem, dessa forma você vai adquirir mais conhecimento e aprender ainda mais. 

Como dito anteriormente, a jardinagem é uma prática com vários benefícios, uma atividade relaxante que permite uma conexão com a natureza. Com as dicas de jardinagem certas, você vai adquirir experiência, somar conhecimentos e ter resultados ainda melhores.
Para ajudar a manter o seu jardim bonito e bem cuidado, a Nordtech oferece uma linha de equipamentos para jardim que vão te ajudar. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada