Quais os principais tipos de geradores elétricos?

Quais os principais tipos de geradores elétricos?

O uso de geradores elétricos é muito comum em locais como shoppings, aeroportos e até mesmo para o uso doméstico e rural. Existem diferentes tipos, cada um com suas vantagens e ideal para diferentes situações.

Saber escolher um gerador é muito importante, principalmente porque este é um equipamento de alto investimento. Antes de entender qual o melhor é preciso conhecer quais são as opções disponíveis no mercado. 

Quer descobrir o tipo certo de gerador elétrico para as suas necessidades? Neste post vamos te ajudar a escolher a melhor opção e vamos te explicar quais são os tipos existentes e para que finalidades eles melhor se adequam.

Como um gerador elétrico funciona?  

O gerador elétrico converte diferentes formas de energia, como energia mecânica e solar, em energia elétrica. A força mecânica fornecida ao gerador transforma-se em energia elétrica através da indução eletromagnética, que funciona como um condutor que se movimenta no campo magnético do gerador.

Como escolher o gerador certo? 

Para escolher o gerador certo é preciso avaliar suas necessidades, para o que você pretende usá-lo, qual a sua necessidade de energia, se ele será sempre usado ou somente em situações de falta de energia. Deve-se pensar em vários fatores que contribuem para a escolha ideal. 

Além disso, é importante conhecer as características de cada um dos tipos de geradores elétricos, pois cada opção possui uma aplicação mais indicada.

Quais são os tipos de geradores elétricos? 

Os geradores podem ser encontrados em diferentes modelos, com diferentes formas de funcionamento e que atendem a diferentes necessidades. Os tipos de geradores elétricos variam de acordo com a forma que ele transforma um tipo de energia em energia elétrica.

Gerador a gás 

O gerador a gás pode ser usado com diversos tipos de gases. Essa opção apresenta alta eficiência e é utilizada em lugares com alto consumo de energia, como indústrias e aeroportos.

Gerador a gasolina 

Esse tipo de gerador normalmente possui um porte menor quando comparado com os geradores a diesel e é mais utilizado quando se necessita de uma geração de energia eventual. Além disso, os geradores a gasolina possuem a versatilidade de serem disponibilizados com motores 4 tempos ou 2 tempos. Essa opção geralmente é mais barata que o gerador a diesel.

Gerador a diesel 

Esse tipo de gerador é mais resistente e mais rentável que a opção a gasolina, pois o consumo do seu motor é menor, gerando maior eficiência no uso ininterrupto. Além disso, o motor a diesel é mais durável.

Gerador eólico 

Esse tipo de gerador não polui a natureza e é barato, pois a energia é produzida através de uma fonte renovável: o vento. Além do mais, o gerador eólico é capaz de produzir energia elétrica em abundância.

Gerador solar 

O gerador solar é muito conhecido e está se tornando comum em empresas e residências. Ele converte a energia solar em energia elétrica através de um painel específico. Assim como o gerador eólico, não tem grandes impactos na natureza e é considerado uma energia muito barata.
Agora que você já conhece os principais tipos de gerador elétrico, conheça a nossa linha de geradores a gasolina no site da Tekna.

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada