Roçadeira, aparador e cortador de grama: diferenças e funcionalidades

Roçadeira, aparador e cortador de grama: diferenças e funcionalidades

O jardim é um lugar que precisa de muitos cuidados a fim de manter a boa aparência da casa e também para proporcionar momentos de lazer. Por isso, conhecer as funcionalidades de cada equipamento como roçadeira, aparador e cortador de grama é imprescindível. Isso porque cada um possui o seu papel, mas muitas pessoas os confundem.

Nesse sentido, um ponto que gera certa confusão em qual equipamento comprar e o que usar para cada tarefa é que existem vários produtos disponíveis no mercado. Entre eles, muitos têm a finalidade de cortar grama, por exemplo.

No entanto, como mencionado, cada um tem uma função específica. E para facilitar no momento da sua compra, vamos mostrar suas características neste post. Acompanhe!

Roçadeira

Quando se fala na diferença entre roçadeira, aparador e cortador de grama, é interessante se atentar ao significado de cada palavra.

Por exemplo, “roçadeira” quer dizer equipamento adequado para roçar. Ou seja, se trata de um implemento usado na limpeza de pastos, cortando a grama. Além disso, serve para podar e para eliminar restos de lavouras.

Nesse sentido, a roçadeira é mais indicada para áreas planas e com grama alta. Portanto, se há vegetações mais resistentes que precisam de mais potência para a limpeza, a roçadeira é a escolha certa.

Existem vários modelos de roçadeiras, como as roçadeiras à gasolina que podem ser para uso doméstico e serviços pesados. Mas há também as roçadeiras elétricas, que são mais leves e emitem menos ruído. 

Um modelo que merece atenção é a roçadeira costal. Ela funciona à gasolina e é uma ótima opção para quem quer conforto e segurança na operação.

Aparador elétrico

Já o aparador elétrico é um equipamento voltado para eliminar o excesso de grama ou relva. Embora muitos pensem que o aparador é para cortar a grama, sua funcionalidade é, na verdade, para retoques e acabamento.

Como o próprio nome diz, o aparador é para aparar a grama. Então, pode ser usado para o remate e aprimoramento das bordas de gramado. Além disso, é ideal para aparar ao redor de árvores, que são locais de difícil acesso com o cortador.

Vale ressaltar que seu uso é destinado à manutenção de residências, mas não necessariamente apenas em pequenos jardins. Por exemplo, ele pode servir muito bem como coadjuvante para finalizar gramados de áreas maiores.

Cortador de grama

Por fim, o cortador de grama é indicado justamente para isso: cortar a grama. Ele pode promover habilidades estáticas, com corte mais característico e uniforme, por exemplo. Ele é potente e distribui bem a poda. Por esses motivos, é indicado para terrenos planos e com relevo, por exemplo.

Cabe lembrar que há modelos que funcionam à gasolina e também de modo elétrico. Os que funcionam à gasolina são mais versáteis e potentes. Os elétricos são mais leves e indicados para um uso mais ocasional.

Além desses dois modelos, há também os cortadores dirigíveis, que são para um uso mais intensivo ainda. Ou seja, isso vai depender da área que você precisa dar manutenção.

E então, conseguimos ajudar você a entender a diferença entre roçadeira, aparador e cortador de grama? Esperamos que sim! Mas caso ainda tenha dúvidas, veja outras dicas sobre máquinas e equipamentos de jardinagem no blog da Nordtech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR
pop-up-aviso-nordtech

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada