Cuidados básicos com as trepadeiras do seu jardim

Cuidados básicos com as trepadeiras do seu jardim

As trepadeiras são conhecidas por utilizarem outras plantas ou suportes para o seu crescimento e podem ser aplicadas em jardins e muros, tanto como decoração quanto para esconder falhas. Você sabe quais são os cuidados básicos com trepadeiras?

Cada tipo de trepadeira exige um cuidado diferente. Devido a forma de crescimento e versatilidade, são populares no paisagismo e decoração. Por isso, são uma ótima solução para cobrir superfícies e disfarçar imperfeições.

Aqui vamos explicar quais os tipos, como podem ser aplicadas e quais são os cuidados básicos com esse tipo de planta.

Quais são os tipos de trepadeira? 

Existem diversas espécies de trepadeiras. Por isso, antes de escolher uma, é ideal entender as características e saber qual se adequa melhor ao seu ambiente.

  • Arbustos escandentes: por não apresentarem órgãos fixantes próprios, os arbustos escandentes precisam ser conduzidos ou atados ao longo da estrutura de suportes à medida que crescem. Esse tipo de espécie é ideal para a construção de áreas sombreadas em jardins. 
  • Cipós: as trepadeiras cipós pesam bastante e por isso tendem a se curvar com o seu próprio peso. Os cipós possuem caule bem rijo e não possuem fixadores. 
  • Volúveis: as trepadeiras volúveis acompanham a forma de seu suporte conforme crescem. Quando enroladas à estrutura se assemelham a um fio de telefone enrolado e são excelentes para cobrir arcos, colunas e treliças. Seu plantio deve ser feito com o auxílio de um suporte para possibilitar o seu crescimento. 
  • Sarmentosas: as trepadeiras sarmentosas utilizam seus ramos em formato de gancho para se fixarem ao suporte e podem ser utilizadas para a cobertura de muros, colunas e árvores. 

Quais são os cuidados básicos com trepadeiras? 

Os cuidados básicos com as trepadeiras são essenciais para que elas cresçam saudáveis. Características de cada espécie e fatores como o modo de fixação e o suporte adequado para o crescimento devem-se ser levados em consideração.

Abaixo preparamos dicas sobre os cuidados básicos com as trepadeiras:

Plantio  

Ao realizar o plantio das trepadeiras certifique-se de que o solo está bem drenado e descompactado. Para melhorar a estrutura do solo é recomendado adubá-lo com matéria orgânica. Plante as trepadeiras no sentido do vento, dessa forma elas ficam mais presas à estrutura.

Condução 

Ao plantar as trepadeiras em muros, não esqueça de colocar os suportes de apoio. Para garantir um resultado bonito deve-se conduzir as trepadeiras desde o início de seu crescimento, prendendo-as às estruturas para que cresçam ao redor delas.

Poda

Todas as trepadeiras precisam ser podadas para que fiquem sempre bem presas às estruturas de apoio e para que cresçam adequadamente. Trepadeiras floridas devem ser podadas antes da floração para que aguentem o peso de suas flores e também para estimular a floração. 

Cada espécie possui necessidades de cuidado e manutenção específicas. É importante ter em mente que os cuidados relacionados à rega, luminosidade e adubação dependem da espécie de trepadeira escolhida, por isso tire todas as suas dúvidas no garden ou floricultura de sua confiança. 

Confira outras dicas sobre jardinagem no blog da Nordtech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR
pop-up-aviso-nordtech

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada