Como escolher a melhor lavadora de alta pressão para sua necessidade?

Como escolher a melhor lavadora de alta pressão para sua necessidade?

Limpezas mais pesadas e trabalhosas geralmente exigem maior investimento, tanto no quesito tempo, para realizar a tarefa, quanto em relação ao equipamento que será utilizado. E é aí que muitas dúvidas surgem sobre como escolher a melhor lavadora de alta pressão.

No entanto, escolher a melhor opção para cada necessidade envolve mais do que apenas checar a pressão do equipamento ou, no máximo, sua potência. Por isso, neste post, vamos te mostrar o que você deve considerar na hora de comprar o seu equipamento. Acompanhe!

Potência, pressão, vazão e peso

É fato que quanto mais potente for o equipamento, maior será o consumo de energia elétrica. No entanto, as principais características que precisam ser consideradas sobre sua capacidade literal são a vazão e a pressão da água. As lavadoras têm sua força exercida sobre uma área medida por BAR ou PSI.

Ou seja, os dois mecanismos precisam estar alinhados. Afinal, se o equipamento tiver muita pressão, mas pouca vazão, a pressão será forte, porém abrangerá apenas uma pequena área. Isso tornará a tarefa mais demorada. É preciso, portanto, equilibrar a pressão e a vazão da água.

Além disso, analise o peso do aparelho, já que esse fator irá impactar na mobilidade da ferramenta. Aparelhos mais potentes costumam ser mais pesados.

Motor e bomba

Saber como escolher a melhor lavadora de alta pressão também envolve pensar sua durabilidade e funcionalidade. Por isso, analise o motor e a bomba de alta pressão. E fique atento: existem dois tipos de motor, o de escova ou o de indução. 

O primeiro é conhecido como universal e é bastante comum ser integrado às lavadoras com funcionalidade ocasional. Isso porque ele é um motor mais compacto, leve e de baixo custo, o que também interfere em sua durabilidade, que é menor. Já o motor de indução é mais durável e robusto.

Há também dois tipos de bomba: a axial e a radial triplex. Com menor custo e também menor potência, a primeira é mais usada em equipamentos de uso ocasional, mas também em alguns com função semi-intensiva. Já a segunda é considerada a mais confiável do mercado para uso intenso.

Acessórios

Os acessórios também são muito importantes ao buscar como escolher a melhor lavadora de alta pressão. Por exemplo, algumas máquinas usam mangueiras mais baratas e menos duráveis, como a de trama de nylon. 

Há também a mangueira de trama de aço, normalmente integrada aos equipamentos de uso intensivo e até em alguns com função semi-intensiva. Esse tipo é mais resistente e durável.

Além disso, atenção também ao bico turbo, uma vez que ele otimiza a limpeza, concentrando o jato da água e possibilitando girar para abranger uma maior área.

Tipos de limpeza

De todo modo, o mais importante é que você se atente ao tipo de limpeza que precisa. Para isso, considere o tempo de uso ininterrupto da máquina e o nível de intensidade que precisa. 

Assim, poderá optar por um modelo residencial para limpezas ocasionais, semi-intensivo para uso mais semiprofissional ou profissional para funções mais pesadas.
Inclusive, quer um bônus como dica? A Tekna Cleaning Machines oferece equipamentos para uso ocasional, frequente e intensivo, tudo de acordo com as suas necessidades. Que tal buscar o representante da Tekna mais próximo de sua localidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR
pop-up-aviso-nordtech

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada