5 dicas para organizar o estoque da sua loja

5 dicas para organizar o estoque da sua loja

É fato que lojas possuem grande quantidade de produtos, o que pode causar certa desordem com toda a correria. É por isso que organizar o estoque é fundamental. Afinal, o empresário pode economizar e ter maior poder de decisão sobre as estratégias de vendas. Além de, claro, poder contar com uma melhor gestão.

Assim, para manter um estoque otimizado e capaz de atender às demandas, você precisa considerar todos os produtos. Além de realizar um planejamento com as informações mais relevantes das peças, como: validade (caso tenha), quantidade, tamanhos, etc.

Mas, não se preocupe! Selecionamos neste texto as melhores dicas para ajudar você a organizar o estoque e evitar prejuízos financeiros e a insatisfação do cliente. Confira!

Organize o estoque e a sua estrutura física

Prateleiras, caixas, estantes, corredores e balcões são espaços que merecem total atenção quando falamos de organizar o estoque. Por isso, aposte em divisões e aproveite todo espaço possível que tiver para armazenamento.

Além disso, os produtos podem ser separados por cores, tamanhos, utilidade, segmento, setor, fragilidade, validade, entre outras questões. O importante é agrupar itens em comum para facilitar no dia a dia. É uma forma de otimizar o tempo e ainda economizar recursos.

Faça um inventário e o acompanhe

O inventário de estoque é muito importante para quem quer organizar o estoque e mantê-lo assim. Se trata de uma lista de produtos disponíveis que são armazenados na sua loja, tanto internamente quanto externamente.

Portanto, fazer um inventário e o acompanhar serve tanto para otimizar tempo e recursos quanto para registros e controles dos principais aspectos da empresa.

Calcule os custos de armazenamento

É claro que armazenar produtos envolve custos com equipe, sistemas de controle, equipamentos e gestão. Além da própria manutenção do local, seja um depósito, pavilhão ou contêiner.

Por isso, é muito importante que todos os gastos sejam calculados. É uma questão que precisa estar inclusa no controle financeiro para que as despesas de produtos fiquem claras. Ou seja, você tem que saber quanto um produto custa desde o armazenamento até a venda.

Invista em tecnologia

Por falar em custos, você já pensou em investir em um sistema para organização? Investir em tecnologia para organizar o estoque é uma dica que merece sua atenção. Afinal, recursos digitais podem ajudar você a otimizar e agilizar os processos de entrada e saída.

Ferramentas como o ERP (Sistema de Gestão Empresarial) é um exemplo. Ele pode ser aplicado em vários setores da loja, assim como para o estoque. Com ele, é possível fazer análises de venda, pedidos, relatórios e controlar a movimentação de mercadorias.

Tenha bons fornecedores

Por fim, ter bons fornecedores é ideal para manter o processo de estoque controlado. É fato que você espera contar, no mínimo, com prazo de entrega e boa qualidade de produtos, certo?

É por isso que a Nordtech possui as melhores marcas com um leque de produtos e equipamentos fornecidos para diversas lojas do país. Ou seja, é possível ter bons fornecedores e manter um bom relacionamento quando o negócio leva a sério seus clientes.

Mas e então? Já sabe como organizar o estoque da melhor maneira possível e evitar prejuízos financeiros? Se ainda tem dúvidas sobre isso, veja mais dicas aqui no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas
novidades!

CONFIRMAR
pop-up-aviso-nordtech

Categorias

Linhas

Motor

Bateria

Potência

Cilindrada